terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tele-temas...

Tele-temas...

Quando a saudade vem, ela me bate em forma de canção;
Pessoas ou coisas do meu passado surgem em minha mente,
Como temas musicais em minha imaginação! .
Lembrar de minha infância em SP na minha casa,
É lembrar do radio e da vitrola de meu pai,
E alguma musica me trás recordação!

- Eram duas caveiras que se amavam...
Meu pai tinha verdadeira devoção por esta musica,
e do disco da dupla sertaneja Alvarenga e Ranchinho;
Era ele pegar a vitrola e estava lá o vinil a rodar...
- I a meia noite se encontravam...
Da vitrola para o radio o gosto era variado, havia um programa que para ele,
era imperdível, (não lembro a radio) chamava-se “Programa Moraes Sarnento”,
Minhas lembranças são desta musica saindo do alto-falante,
- Tornei-me um ébrio, na bebida busco esquecer... Vicente Celestino...
Chamado o Rei da voz com seu grande sucesso O Ébrio,

Na seqüência vinha... - Eu tinha uma mula preta, com sete parmo de altura, aiiaiai... Ou - A marvada pinga e que me atrapalha... Inezita Barroso!

E assim eu e meu pai passávamos horas e horas ouvindo musica; E eu ficava lá...
Imaginando aquelas coisas todas...
As caveiras namorando... O bêbado... A mula... Meu Deus!...Quantas saudades!
Eu criança ainda, não tinha estilo definido para musica, ouvia e gostava de tudo aquilo que tocavam tanto no radio como na vitrolinha do meu pai!

Um dia meu irmão apareceu com um disco, e colocou na vitrola...
- Shi loviu ié ié ié...shiloviu ié ié ié... Beatles... Foi amor a primeira ouvida... Começava ai minha definição!

Já adolescente, anos 70’, estudante do ginásio, com gosto musical definido para o Pop ou Rock, Ouvia a radio Excelsior de SP,
onde a programação musical era de ate 80% de musica estrangeira.
Tinha a mania de dar temas musicais para as namoradas ou pretensas paqueras.
Quando escuto certas musicas, elas me vêm à mente!

- I startd the joke... Puxa Vida! Por onde andara Cecília?...
Paixão recolhida, escondida... Proibida para mim?
A velha historia da menina rica e bonita, que gostava de desfilar com seu amiguinho crioulo, de braço dado no pátio da escola,
enchendo minha cabeça de esperanças e sonhos!
Tudo acabou numa segunda-feira, onde eu fiquei sabendo que naquele final de semana, havia tido um baile festa na casa dela, em comemoração ao seu aniversario!
Ela me disse que não me convidou porque foi uma reunião familiar...
Metade da Freguesia estava lá!!!
I no G.E.I a piada virou eu...
Por favor!...Desliguem o Bee Gees...


 Let it be...Let it be...Suely...Suely...
 Rapaz! Até rimava! Esta foi mais uma forçada de barra de minha parte,
 querer que aquela morena linda independente, três anos mais velha que eu, gostasse de mim... Foi o fim!
 Lembro que havia acabado de comprar o disco dos Beatles Let be, estava na casa de um amigo, o Luis, quando ela apareceu,
 Meu Deus!!! Cabelo curto, narizinho empinado, linda, linda, ela era amiga da irmã do Luis... Eu a reconheci... Pois nos fomos vizinhos em nossa infância na Freguesia do Ó, e ela também me reconheceu, passamos a conversar,
 e nestas eu lhe contei que havia adquirido o tal disco dos Beatles, e já de pronto me ofereci a leva-lo ate sua casa para nos ouvirmos,
 ela aceitou, marcamos para o Domingo.
 Domingo... Pego minha bike, uma bolsa de minha mãe, coloco alguns discos,
 e fui ate a casa dela... Passamos o dia inteiro ouvindo musica.
 À noite nos (Equipingão) tínhamos um baile para fazer no colégio Tereza Martin,
 e eu era o DJ, a convidei, e ela aceitou.
 Eu sempre gostei mais de discotecar, do que de dançar...
 Mas aquele dia foi diferente, tinha que dar atenção a minha amiga,
 que gostava de dançar musicas lentas, agarradinha.
- Ate ai ela era para mim apenas uma amiga...
Mas os amigos vinham e me falavam: - quem é esta mina...
- Ela é muito bonita!
 Sugestionado!...Apaixonei!
 Namoramos por um mês, exatamente o mês de férias escolar.
 Todos os anos havia um baile na Crechinha (Fregá) denominado,
 Volta às aulas. Eu não estava a fim de ir, queria era ficar junto dela, naquela gamação toda da minha parte, mas como sempre cedia aos seus pedidos,
 e para o baile nos fomos, logo na entrada, encontramos o Luis e alguns amigos, e ali ficamos dançando, do outro lado do salão, eu avistei meus amigos da equipe de som e de classe, e a eles me dirigi, ela ficou;
 A alegria foi geral, pois desde que eu estava namorando a Suely, havia abandonado meus amigos, Carlão, Wilson, Arimar, Nilda, Celso, Eize e a Marina me receberam com alegria, como se recebe um amigo que a muito não se vêem.
 E nesta alegria não percebi que o tempo passou, e o baile acabou, saímos pela porta da frente do salão e a Suely com o Luis saíram pela a porta dos fundos,
 fui ate lá e eles já estavam indo embora, de braços, chamei e perguntei o que estava acontecendo, ela me respondeu que eu poderia ficar com meus amigos, pois o Luis a iria levar para casa...
 Amarrei o maior porre naquela noite, e a turma me zoando, mas sempre me lembrando o quanto ela era bonita, muito mais ainda vestida com aquela calça Lee americana desbotada, colada em seu corpo, ai eu revelei a eles que a calça era minha, havia emprestado a ela, pois depois de juntar uma grana, (era cara pra dedéu) tinha comprado outra nova para mim.
 Bêbado, e por livre e espontânea pressão dos amigos, resolvi ir a ate a casa dela, buscar minha calça! E para lá nos fomos, quem me recebeu foi o Alberto seu irmão, que me disse que ela acabara de subir para seu quarto, e me autorizou que eu fosse ate a ela. Imagine a cena; eu bêbado, bravo, com dor de corno, bato a porta...
- - Suely... Suely... Vim buscar minha calça!
 Do outro lado ouço uma voz melosa...
- Ah Gil!... Pega amanhã...
 Eu... Manso:
- ta bom...
 Tudo que me lembro foi de subir a Avenida Elizio Teixeira apanhando dos meus amigos.
 No dia seguinte cedo, lá estava eu para pegar meus discos
e a famosa calça Lee...
A desculpa dela foi que eu, desde que começamos a namorar,
já não era aquele cara divertido que ela conhecera!
E era a mais pura verdade!
Havia me tornado um apaixonado, chato e pegajoso...
- Suely... Nunca mais eu a vi! Como diz na musica dos Beatles...
Let it be...Let it be...Deixa estar...Deixa estar!

-How ari now...have ever see the rain…Cledence… Nesta de dor de cotovelo eu tinha uma amiga a qual me consolava e vice versa...a Arimar...
 Ficávamos sempre juntos nos bailes e reunião da turma, pra variar, meu coração vagabundo transferiu toda minha paixão reprimida para ela...
 Encontrávamos as escondidas. Lembro-me que eu comprei em sociedade com o Wilson o Lp (vinil) do Cleedence, e cabulamos a aula e fomos para casa do Eize(Japa), escutar, éramos em sete, ao som do novo disco, formou-se, três casais, o Eize sobrou!
 No dia seguinte no G.E.I, logo no pátio senti que as coisas haviam mudado, quando chequei encontrei o Eize conversando com a Arimar...ela veio ao meu encontro e me disse que não poderíamos mais ficar juntos, pois o Japa estava com ciúmes dela...
 Na classe ela sentava em uma carteira a minha frente e o Eize ficava ao lado, para me provocar ele ficava cantando:
-
- Besame...besame mucho...como se fora esta noche la urtima vez...besame...besame mucho...
 Eu... Ela... Ele ate hoje somos amigos... Mas besar aquela boca... Como dizia a musica... Fora la urtima vez!


- baby dont let me dow tomorrow… Com o fim dos Beatles Paul MaCcart juntamente com sua esposa Linda Maccart montaram uma nova banda, The Wings e lançaram um Vinil com o nome da banda “Wings”...
 Eu fã incondicional do baixista comprei o disco, o terceiro em carreira pos Beatles... Nesta época nossa equipe de som estava bombando, todo final de semana nos tínhamos um baile para fazer, eu como DJ seleciona as musicas e tocava nas pick-up os sucessos do momento;
 Quando deste disco, eu namorava uma outra garota chamada Sueli, bonita e gostosa, por ela ter o rosto arredondado os meus amigos a apelidaram de Sueli bolacha; Não era aquela paixão, era mais puro tesão, e ela fazia jogo duro, namoramos por um bom tempo, grandes amassos, mas nunca chegava aos finalmente, ela tinha sido namorada do Rafa da turma do Franja, e eu tinha ouvido umas estórias(no mas virgin)...por isto persistia...
- Eh! Turma antigamente o rala e rola pra acontecer, não era mole não!
 Esta minha insistência começou a afastá-la de mim, e eu escutava a musica e traduzia a meu modo... Sempre com medo do pé na bunda...
- - Ow baby dont let me Dow tomorow...
No meu “vasto” conhecimento de “ingreis”:
- Oh Garota não me deixe amanhã... E eu Cantava... Cantava...
 Mas não teve jeito o pé foi inevitável...
Ai eu fiquei como estava na musica...
Pra baixo! Na mão, literalmente!


- -My sweet Lord...Aleluia…uhh my Lord…alleluia… George Harrinson…
 Esta musica me lembra minha mãe, hoje eu me lembro dela e a vejo como uma jovem senhora alegre participativa, na época eu a achava uma véia enxerida querendo se enturmar com meus amigos...
Coisas de adolescente! Por mais problemas de saúde que ela passou estava sempre alegre e cantando, ela cantava de tudo, e tinha uma linda voz,
Mas desta musica eu me lembro, pois ela chegava a repeti-la por varias vezes:
- My sweet Lord...aleluia...
Cantavamos juntos em alto e bom tom!
"Dona Zelia" que Deus tenha lhe reservado um bom lugar ao seu lado!


- O tema desta vez é nacional...
 Toda vez que olho... Toda vez que penso... Em lhe dar, o meu amor... Penso que não vai ser possível... Tim Maia...
 Estes problemas de saúde de minha mãe fizeram me aproximar de uma pessoa em especial; Lú... Olhos azuis! Nós nos conhecíamos há muito tempo...
 Éramos namorados de longe... Ela ficava no portão da casa dela e eu no meu, só nos olhando, eu tinha um pouco de medo do pai dela, era bravo pacas.
 Um dia minha mãe teve uma crise e o irmão dela que tinha uma kombi a levou para o hospital, nos fomos para ajudar.
 E ali começou nosso namoro real, depois de muitos anos de paquera... Encontrávamos as escondidas, nos bailes que geralmente acabava tarde ela não podia ir...
 Eu também não fazia muito questão de levá-la... Conhecendo os amigos que eu tinha, tinha medo de perdê-la!
- Linda, loira dos olhos azuis, como já disseram...
Toda bela tem um pai que é uma fera...
Conhecemos o amor juntos, a minha inexperiência nesta arte,
Pode ter sido o causador da nossa desunião...
Moleque irresponsável eu sempre saia e depois voltava no nosso relacionamento...
Ela me aceitava, ate que conheceu alguém mais experiente em seu trabalho, e com ele se casou!
 Para ela seu emprego, seria uma declaração de liberdade, e assim o fez de seu pai e de mim!
- Meus pensamentos... Amigas pra se divertir, garotas pra namorar, uma mulher para amar e se possível casar...
Só depois que eu a perdi, foi que descobri, “Olhos Azuis”
Você foi à mulher que eu amei... E como eu a amei!
- Ps: Eu já escrevo meus delírios há algum tempo, mas esta e a primeira vez que insiro a palavra “Amor” a algum dos meus trabalhos, Poemas, poesias, textos!

-
- Esta agora e pra mim mesmo... Tim Maia...
 Ah! Se todo mundo me pudesse ouvir... Tenho muito pra contar... Dizer o que aprendi... Este verdadeiramente seria meu tema, gosto desta parte... Ver o mundo todo azul... Azul da cor do mar...
 Meu mundo eu o vejo não só em azul,
 eu o vejo em multicores, em tecnicolor!
 Como em um dia de verão, um céu azul manchado com nuvens brancas
 aparecem algumas furtivas nuvens cinzentas e nebulosas,
 Que ao receberem os calorosos raios dourados do sol,
 se derretem a chorar gotas prateadas de chuva,
Que caem sobre folhas verdes...
 Sobre flores das mais variadas cores...
 Amarelas, roxas e vermelhas formosas.
 Depois de passar por esta purificação floral,
 As gotas em fim chegam ao solo,
 misturando-se com a terra marrom
 saindo a procura do leito de um rio,
que sempre corre para o mar azul.
 Volto o meu olhar para o céu e percebo ao fundo,
 na linha do horizonte, um lindo e multicolorido Arco-íris.
 Este seria o mundo ideal... Cores... Flores... Meus Amores!
 Ter e viver uma vida, cheia de delírios, lirismo, aromas e sabores!



GIL CUIABÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário