segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Steely Dan

Você sabia que Steely Dan...
Steely Dan é uma banda americana de jazz fusion centrada na dupla Walter Becker and Donald Fagen. 






O grupo ganhou popularidade nos anos 70, quando fez seis álbuns juntando elementos do jazz, rock, funk, R&B e pop. Inicialmente rock, sua canção absorveu complexas estruturas e harmonias com influências do jazz. O nome da banda se refere a um livro de William Burroughs. Além de Fagen (piano, teclados e vocal) e Becker (baixo e guitarra), a banda original tinha Denny Dias (guitarra), Jeff “Skunk” Baxter (guitarra e percussão), Jim Hodder (bateria) e David Palmer (vocal).






O grupo fez turnês de 1972 a 1974, mas de 1975 a 1980 se retirou dos palcos para trabalhar unicamente em estúdio. Depois de uma pausa que durou até 1993, e atendendo a pedidos, Fagen e Becker voltaram a se reunir e a se apresentar nos EUA, lançando um disco Alive in america em 1994. Em 2000, a dupla lançouTwo agaist Nature, primeiro disco com inéditas em 20 anos, ganhando quatro Gramys em 2001.


Em 2003, o Steely Dan lançou um novo álbum, Everything Must Go, e fez nova turnê pela América. Depois de anos, Walter Becker assumiu todos os baixos do disco e algumas guitarras. Em 2006, a banda promoveu a turnê Steelyard "Sugartooth" McDan and The Fab-Originees.com Tour, com a participação de Michael McDonald. Os shows ajudaram a divulgar o ótimo álbum solo de Fagen, Morph the Cat, lançado em 2006. A turnê de 2007 se chama Heavy Roller Tour, nome inspirado em um trecho da canção Gaucho. Fonte Wikipedia
Albuns: .

Página oficial
www. SteelyDan. com
Integrantes
Donald Fagen
Walter Becker
Ex-integrantes
Denny Dias
Jeff "Skunk" Baxter
Jim Hodder
Michael McDonald
David Palmer
Jeff Porcaro
Royce Jones



Nenhum comentário:

Postar um comentário