quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Emerson, Lake & Palmer


EmersonLake & Palmer (ou ELP) foi uma banda de rock progressivo britânica formada nos anos 70 por Keith Emerson (teclado), Greg Lake(guitarra, baixo e vocais) e Carl Palmer (bateria).

Entrou para história da música por ser a primeira banda de rock a levar um sintetizador, na época uma aparelho gigantesco, monofônico e analógico, para um show, em fins da década de 60.

“Welcome, my friends, to the show that never ends!!” – Assim começava o show da primeira super banda de rock progressivo. Com a saída do guitarrista David O´list do quarteto The Nice, Keith Emerson, o então tecladista da banda, começa a avaliar as possibilidades de sucesso de um power trio baseado em teclados.

Juntam-se a ele Greg Lake, baixista e vocalista do King Crimson, e Carl Palmer, que tocara com o Atomic Rooster e o The Crazy World of Arthur Brown. A banda, porém, mesmo utilizando-se pouco das guitarras, soube fazer um som pesado, intenso, assim como seus shows, sempre apoteóticos e excêntricos, com tiros de canhão e pratos em chamas

Mesmo Greg Lake que costumava ficar parado no palco, costumava tocar sobre um tapete persa avaliado em milhões de dólares. Já Emerson, por vezes, enfiava um sabre em seu órgão Hammond, ou girava no ar enquanto tocava piano.


Em 1970 lançam o primeiro álbum, intitulado apenas “EmersonLake &Palmer”, já preparando o público para o tipo de rock sinfônico erudito que caracterizaria a carreira da banda (entre os diversos compositores que eles gravaram ou citaram em suas canções podemos destacar Copland, Mussorgsky, Bach, Tchaikovsky e Ginaestera). O grande hit do álbum foi a balada “Lucky Man”.

Já em 71, lançaram o álbum “Tarkus”, com destaque para a suíte que intitula o disco. No ano seguinte lançam “Oictures at na Exhibition”, gravado ao vivo. Em 72 chegou “Trilogy”, apresentando os elementos mais suaves da banda, contendo um dos seus maiores sucessos: “From the Beggining”, que inclusive foi citado no super sucesso “Mania de Você” da cantora Rita Lee.

No ano seguinte “Brain Sallad Surgery” é considerado um dos melhores álbuns de sua carreira, contendo a belíssima “Karn Evil G”. Após o sucesso de “Brain Sallad...” vieram os álbuns de mais difícil aceitação da banda, “Works vol.2” e “Love Beach”, que até mesmo os fãs mais incondicionais pouco conseguiram digerir.


Lançaram também inúmeras coletâneas e registros ao vivo: “Welcome back my friends to the show that never ends. Ladies and gentlemn: EmersonLakePalmer” (74); “In Concert” (79) ; “Best of EmersonLake & Palmer).

Na década de 80, Carl Palmer sai da banda para formar o Asia, e é substituído por Cozy Powell, permitindo o a grupo manter a sigla da banda (ELP). Reuniram-se novamente na década de 90, vindo inclusive duas vezes ao Brasil. 

Músicos:

Keith Emerson - teclado (ex-Nice)
Greg Lake - guitarra, baixo, vocal (ex-King Crimson)
Carl Palmer - bateria, percussão (ex-Atomic Rooster)

Álbuns

1970 - Emerson, Lake and Palmer
1971 - Tarkus (álbum)
1972 - Pictures at an Exhibition
1972 - Trilogy
1973 - Brain Salad Surgery
1975 - Lucky Man
1977 - Works Volume 1
1977 - Works Volume 2
1978 - Love Beach
1986 - Emerson, Lake and Powell 
1988 - To the Power of 3
1992 - Black Moon
1994 - In the Hot Seat
 

Críticas

O ELP é considerado por jornalistas da área de música como o contra-exemplo do roc progressivo Suas vastas e longas composições, amadas por seus fãs, contrariavam a cultura pop e foi considerada como o maior fator para motivar o movimento punk A imprensa musical assume uma atitude similar atualmente, classificando a banda como um excesso do rock progressivo, perpetuando a idéia de que a banda se alimentava de seu ego e nada mais. Foi apenas questão de tempo para tal imagem parecer injusta quando surgiram bandas como Kiss U2 Guns n' Roses entre outras, que se valeram de recursos de audio e pirotecnia
de palco mais modernos para transformar seus shows em extravagâncias maiores do que as vistas em bandas como o ELP. Apesar dessa imagem, o ELP mantém grande popularidade, mesmo não sendo muito citados como referência por músicos atuais. Fonte : Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário