Emerson, Lake & Palmer (ou ELP) foi uma banda de rock progressivo britânica formada nos anos 70 por Keith Emerson (teclado), Greg Lake(guitarra, baixo e vocais) e Carl Palmer (bateria).
Entrou para história da música por ser a primeira banda de rock a levar um sintetizador, na época uma aparelho gigantesco, monofônico e analógico, para um show, em fins da década de 60.
Entrou para história da música por ser a primeira banda de rock a levar um sintetizador, na época uma aparelho gigantesco, monofônico e analógico, para um show, em fins da década de 60.
“Welcome, my friends, to the show that never ends!!” – Assim começava o show da primeira super banda de rock progressivo. Com a saída do guitarrista David O´list do quarteto The Nice, Keith Emerson, o então tecladista da banda, começa a avaliar as possibilidades de sucesso de um power trio baseado em teclados.
Juntam-se a ele Greg Lake, baixista e vocalista do King Crimson, e Carl Palmer, que tocara com o Atomic Rooster e o The Crazy World of Arthur Brown. A banda, porém, mesmo utilizando-se pouco das guitarras, soube fazer um som pesado, intenso, assim como seus shows, sempre apoteóticos e excêntricos, com tiros de canhão e pratos em chamas
Juntam-se a ele Greg Lake, baixista e vocalista do King Crimson, e Carl Palmer, que tocara com o Atomic Rooster e o The Crazy World of Arthur Brown. A banda, porém, mesmo utilizando-se pouco das guitarras, soube fazer um som pesado, intenso, assim como seus shows, sempre apoteóticos e excêntricos, com tiros de canhão e pratos em chamas
Em 1970 lançam o primeiro álbum, intitulado apenas “Emerson, Lake &Palmer”, já preparando o público para o tipo de rock sinfônico erudito que caracterizaria a carreira da banda (entre os diversos compositores que eles gravaram ou citaram em suas canções podemos destacar Copland, Mussorgsky, Bach, Tchaikovsky e Ginaestera). O grande hit do álbum foi a balada “Lucky Man”.
Já em 71, lançaram o álbum “Tarkus”, com destaque para a suíte que intitula o disco. No ano seguinte lançam “Oictures at na Exhibition”, gravado ao vivo. Em 72 chegou “Trilogy”, apresentando os elementos mais suaves da banda, contendo um dos seus maiores sucessos: “From the Beggining”, que inclusive foi citado no super sucesso “Mania de Você” da cantora Rita Lee.
Já em 71, lançaram o álbum “Tarkus”, com destaque para a suíte que intitula o disco. No ano seguinte lançam “Oictures at na Exhibition”, gravado ao vivo. Em 72 chegou “Trilogy”, apresentando os elementos mais suaves da banda, contendo um dos seus maiores sucessos: “From the Beggining”, que inclusive foi citado no super sucesso “Mania de Você” da cantora Rita Lee.
No ano seguinte “Brain Sallad Surgery” é considerado um dos melhores álbuns de sua carreira, contendo a belíssima “Karn Evil G”. Após o sucesso de “Brain Sallad...” vieram os álbuns de mais difícil aceitação da banda, “Works vol.2” e “Love Beach”, que até mesmo os fãs mais incondicionais pouco conseguiram digerir.
Lançaram também inúmeras coletâneas e registros ao vivo: “Welcome back my friends to the show that never ends. Ladies and gentlemn: Emerson, Lake& Palmer” (74); “In Concert” (79) ; “Best of Emerson, Lake & Palmer).
Na década de 80, Carl Palmer sai da banda para formar o Asia, e é substituído por Cozy Powell, permitindo o a grupo manter a sigla da banda (ELP). Reuniram-se novamente na década de 90, vindo inclusive duas vezes ao Brasil.
Na década de 80, Carl Palmer sai da banda para formar o Asia, e é substituído por Cozy Powell, permitindo o a grupo manter a sigla da banda (ELP). Reuniram-se novamente na década de 90, vindo inclusive duas vezes ao Brasil.
Músicos:
Keith Emerson - teclado (ex-Nice)
Greg Lake - guitarra, baixo, vocal (ex-King Crimson)
Carl Palmer - bateria, percussão (ex-Atomic
Rooster)
Álbuns
1970 - Emerson,
Lake and Palmer
1971 - Tarkus
(álbum)
1972 - Pictures
at an Exhibition
1972 - Trilogy
1973 - Brain
Salad Surgery
1975 - Lucky
Man
1977 - Works
Volume 1
1977 - Works
Volume 2
1978 - Love Beach
1986 - Emerson,
Lake and Powell
1988 - To
the Power of 3
1992 - Black
Moon
1994 - In
the Hot Seat
Críticas
O ELP é considerado por jornalistas da área de música como o contra-exemplo do roc progressivo Suas vastas e longas
composições, amadas por seus fãs, contrariavam a cultura pop e foi considerada como o
maior fator para motivar o movimento punk
A imprensa musical assume uma
atitude similar atualmente, classificando a banda como um excesso do rock
progressivo, perpetuando a idéia de que a banda se alimentava de seu ego e
nada mais. Foi apenas questão de tempo para tal imagem parecer injusta quando
surgiram bandas como Kiss U2 Guns n' Roses entre outras, que se valeram de
recursos de audio e pirotecnia
de palco mais modernos para transformar seus
shows em extravagâncias maiores do que as vistas em bandas como o ELP. Apesar
dessa imagem, o ELP mantém grande popularidade, mesmo não sendo muito citados
como referência por músicos atuais. Fonte : Wikipedia
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