quarta-feira, 28 de julho de 2010

Primeiro baile de formatura do G.E.I

Primeiro baile de formatura do G.E.I

Nos anos que cursei o ginásio fiz bons amigos, a maioria começou na 1ªserie noturna do primeiro ano do Luis de Brito como ginásio, nos anos seqüentes alguns mudavam de classe, mas a amizade feita na 1ªserie continuava, ate que eu por motivos mil, e principalmente pela matéria desenho repeti a 3ª serie, ai os velhos amigos passaram um ano na minha frente, eu amarguei a vergonha de ver eles se formarem no ano seguinte e eu ainda tendo mais um pela frente, tudo bem apareceram novos e os velhos amigos fieis estávamos sempre juntos nos finais de semana.
Bom, eles já não mais estariam ali, então era a minha vez de terminar o ginásio 4ª serie (8ª, pois ouve a união do primário com o ginásio)
Final de ano, a tradicional soma de notas para ver quem passava direto ou teria que fazer a prova final (no maximo 3 matéria) e quem não passava ainda tinha a 2ª época,
Pois é, como sempre to eu lá de novo 2ª época de Desenho, precisando tirar 9, difícil!
Meu problema com geometria (desenho) era que a professora dava só uma sabatina por bimestre, exigia o caderno perfeito com todas as aulas, mais trabalho de casa, maquete, mobílie e outras coisas... Bom, sabatina (prova) eu ia bem de nota, caderno... Aquela tristeza, trabalho... Ah! Este eu não fazia mesmo! Ela somava a nota dos três e dividia, o resultado era a media bimestral... Da pra imaginar quanto era né!
No dia da prova nem fui trabalhar fui para casa do Eise estudar no caderno antigo dele
e ter algumas aulas, pois o cara era bom, tanto era que hoje ele e Arquiteto,
Ao som de Cledence, Beatles, Bee Gees, me afundei nos cadernos e estudei, estudei...
e a noite fui fazer a prova, cansado mentalmente, mas fui, com uma coisa eu contava, sempre fui um bom decoréba, gravava na memória as coisas ate por 2 dias.
A prova foi resolvendo rápido, quadrado da hipotenusa, cateto, oblíquo, tava tudo bem, me enrosquei em uma ou duas questões, chutei... O resultado saiu não lembro se no mesmo dia ou no seguinte, só me lembro que havia eu e mais uns “maus alunos” de 2ª na classe, e a professora começou a dizer as notas, bom na classe havia poucos alunos, mas no corredor, na porta da sala tava cheio, era a minha torcida organizada, a maioria era a meu favor, mas tinha 1 ou outro que queria ver o meu oco
Quando a professora chamou o meu nome à turma começou a bagunça, ela ameaçou anular a minha prova... Pelo amor de Deus passar por tudo aquilo de novo, eu acho que nem eu merecia... Silencio turma, por favor...
- Gilberto Alexandre... Precisava de 9 tirou 9.5!!!
Cara! a turma invadiu a sala e ela ameaçando, eu já não estava mais nem ai, me carregaram, fizeram bagunça...eu também! Afinal... Passei!!!
Eu tinha que passar estava em jogo todo o um ano de preparação para o baile de formatura, já pensou eu de fora!?? Eu era um dos cabeça da comissão de formatura, contratamos uma agencia e eles cobraram uma fortuna, com tudo que nos tínhamos direito, salão, convites, conjunto musical, arranjos e o escambau, quem fosse participar teria de pagar CR$ 90.00 podendo pagar parcelado durante o ano,
Fizemos excursões, rifas, bailes tudo pra arrecadar o dinheiro.
Já pensei eu já havia pagado! E repetir, fazer tudo de novo... Não!
Enfim chegou o dia do baile que foi no Casa de Portugal nas Perdizes onde pra lá nos fomos a tarde para arrumar o salão, colocar o nome dos formandos nas mesas, tudo o mais...
Na divisão de tarefas eu fiquei incumbido de recepcionar os formandos e mostrar onde se localizava as suas mesas. Deste fato eu me lembro bem, pois aconteceu um probleminha...
Algumas semanas antes do baile o Charles me chamou para ir a casa dele pra me mostrar o terno que ele havia mandado fazer para aquele evento, bom lá fui eu;
O cara abriu o quarda-roupa e tirou um jaquetão 4 botões, preto riscadinho...legal
Eu fiquei ali :pow legal... Mas por dentro... O cara só quer se mostrar! Tudo bem...
O meu só vou comprar quando sair o pagamento, pra variar coisa de um duro!
E foi o que eu fiz, 3 dias antes do baile fui na Garbo e comprei um terno azul escuro, pois esta era uma das exigências da comissão de formatura, traje social escuro.
Ta... Voltando ao baile, to eu lá no alto da escada recepcionando os amigos, Quando eu vejo o Charles e família chegando.
Cara! o terno dele era igualzinho ao meu, quer dizer o meu era igual ao dele, só a cor era diferente mas o azul era tão escuro que parecia preto com risca de giz, jaquetão 4 botões ...idêntico!
- CHARLES me desculpe não fiz de propósito!
(ate hoje ele não me perdoa)
Bom tirando o mal estar do inicio aquela foi uma das noites mais feliz da minha vida.
A noite do primeiro baile de formatura do Ginásio Estadual de Itaberaba (G.E.I)
Dancei a valsa com a minha madrinha Arimar, (uma paixão da época) e pra variar fomos terminar a noite (madrugada) no Largo da Freguesia na pizzaria do Ginão!
Hoje fico a refletir sobre estes amigos, como teria sido para cada um deles aquilo tudo, pois cada qual tem o seu mundo, um jeito de ver as coisas, sua historia sua turma, como eu gostaria de ouvi-los contarem os fatos pela sua propia visão e memória daqueles anos loucos em que nós nos passamos a ver todos os dias, cada um com seus problemas particulares, mas quando ali chegava portão adentro... G.E.I. pelo menos para mim não existia outro mundo lá fora... Os problemas sumiam.
Cada classe com seus alunos, mas cada qual tinha a sua turma:
A turma do Clovis Casagrande
A turma do Silvio Pavan (vespertino)
A turma do Marquinho (Crioulo)
A turma do Queiros
A turma do Tiqueis( kokidrama)
A turma do Franja
E a nossa... Equipingão!

Gil Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário