quarta-feira, 28 de julho de 2010

A arca do véio

A arca do véio

Hoje fico pensando... Para um garoto de apenas 12 anos de idade, o quanto foi marcante.o dia em que meu irmão apareceu com um compacto duplo (4 musicas no vinil) de um conjunto musical de twist dizendo ser muito legal...
E nos ficamos ali a escutar...
Au ana rôu i ô rér...A u ana rôu i ô rér ou Shiloviu íé ié íé...Shiloviu íé ié íé...
Eu pensei... Rapaz que legal! Eu já gostava daquele ritmo na época, era o inicio da jovem quarda, Roberto, Ronie etc., mas aqueles caras... cantando em inglês era demais,
Eu parei com as musicas que meu pai escutava na nossa “radio vitrola” de válvula,
(quando ele sai é claro, senão o couro comia) e fiquei ali escutando, escutando sem enjoar A hard days night, She loves you, I want to hold your hands...BEATLES !!!
Este foi o primeiro disco (vinil) de rock que eu coloquei na agulha... Rock??? Eu nem sabia que havia definição para musica, folk, pop, ié ie ié, twist, raly galy etc etc... Musica é musica, meu pai ouvia Céli Campello,Tomo um banho de lua, eu gostava...
Ele tinha uns temas musicas de filme do Elvis Plesley eu gostava...
Meu pai ouvia Vicente Celestino O Ébrio... Eu gostava!!!
Tocava na radio Bandeirantes as musicas da época e nos ficávamos ali em volta do radio, escutando, aproveitando daquela invenção maravilhosa ouvindo... Musica!
Ai um dia minha mãe quebrou o encanto do meu pai pelo radio... Comprou uma televisão, e ele meio que abandonou seu parceiro de muitos anos, passou a assistir tv.
Bom... Pra mim foi uma maravilha, herdei uma arca (baú) cheio de discos a maioria eram de cera, acetatos não sei bem ao certo a matéria, só sei que quebrava com facilidade, e a vitrola?!! Ah... Esta eu tomei conta.
Hoje eu não sei ao certo se eles fizeram a mim... Um bem ou um mau!
Só sei que a partir dali minha vida passou a ser motivada pela musica (discos)...
Os anos foram se passando e eu me deliciando com os discos do meu pai, e com os que meu irmão aparecia lá em casa, e no radio tudo, tudo mesmo, samba, boleros, Tonico Tinoco etc... Na arca do veio tinha uns long play de musicas clássicas, valsas orquestradas boas de ouvir... Mozart... Schubert... Strauss etc... E vários discos de jazz;
Então tudo isto me leva a crer que eu aprendi a ouvir musica sem distinção de ritmo ou moda, coisa que hoje falam... Sou eclético!
Bom a minha coleção só começou quando eu comecei a trabalhar... (1967) arrumei... quer disser meu pai arrumou um emprego no prédio onde ele trabalhava de zelador no centro de S.P rua 24 de Maio, eu era oficeboy de um advogado Dr. Edson ele me chamava de secretário,e eu me achava o maximo, mas foi por pouco tempo ele(pai) arrumou outro emprego no mesmo prédio, na Casa do transistor, era uma oficina de radio transistores, na época era febre estar com seu Spika no ouvido, era quase do tamanho de um tijolo comia pilha, mas era legal...e eu por livre e espontânea pressão patriarcal tive que ir...
- Você vai aprender uma profissão... Dizia ele... E eu tive que ir... Pai é pai...
Voltando aos discos, na entrada do prédio no térreo tinha uma loja de disco, que se não me falha a memória era a mais conceituada entre os músicos e artista da época era a BRUNO BLOIS DISCOS, tinha lá um balconista que tava a fim de uma loirinha que trabalhava na oficina, e o cara me usava de correio... Tudo bem...
Ele me deixava escutar discos na gabine de som na hora do almoço, ate me dava uns compactos (vinil) de brinde! Mas no fim não deu em nada, a mina era maior galinha, ate eu pivete, andei tirando umas casquinha... Ai o jeito foi começar a comprar meus discos.
Não sobrava grana pra nada! Do salário só disco, almoço, condução e discos novamente, o véio (pai) queria morrer, mas bem feito quem mandou me viciar...
Na rua do meu bairro (Itaberaba Freg. do ó) tinha os amigos e as namoradas e nos resolvemos fazer um baile... Advinha de quem era o som... E quem era o discotecário... Pois é!
Meu primeiro dj... Nunca vou esquecer! Tinha la Beatles, Roling stones, Elvis, Roberto Carlos, Renato seus blue Caps;
E muita musica lenta, que o pessoal chama hoje de balada, Jonhy rivers, bee gees
The Mammas and Papas... Hermans Hermets( deve ta errado) e por ai vai...lembrar de tudo e difícil... Afinal faz tempo pacas... 40 anos passados
E o tempo passou e eu entrei no G.E. I pra cursar à 1ª serie ginasial, bom ai começou mesmo meu fanatismo por musica, conheci uns caras mais velhos que também gostavam de musica e resolvemos montar uma equipe de som, a Equipingão!
Compramos um amplificador GIANNINI TANDHERSOUND em quatro parcelas na Eletroradiobrás... Cada um ficou com uma (parc.) pra pagar;
Bom não precisa disser quem era o dj e quem comprava a maioria dos discos né?...
Final dos anos 60 a musica americana, (quer disser estrangeira, mas todos falavam americana), tomava conta das rádios, os músicos daqui viviam de versões italianas, americanas, francesas e inglesas a M.P.B fazia musica de protesto disfarçada, Caetano Chico, Edu lobo, Geraldo Vandré etc...
Começo dos anos 70 ate 76, ouve a invasão do rock, pop, hard, heavy, progressivo... Beatles, Roling, Who, Zepelin já eram conhecidos, e vieram Floid, Sabbath, Grand Funk, Uriah,Purple, Gênesis, Focus, Yes, E.L.P, Cledence, Queem, Doobie , Stily Dan, Status Qho, Rush , Ac/ Dc, Slad, etc etc...
Época da ditadura, dias difíceis, os universitários agitavam, jogavam bombas “sumiam” Mas nos adolescentes ginasiais não estávamos nem ai, negocio era curtir, fazer bailes, namorar! Mas ai a gente cresce, as turmas vão se acabando, juventude, bebidas... drogas... casamentos...brigas... Coisas da idade em fim.
Ate 76 eram musicas legais atrás de musicas, eu não vencia de comprar discos, pois alem de comprar os meus preferidos (coleção) tinha que comprar os temas de novelas pois tínhamos que ter a discoteca atualizada com musicas dançáveis.
76 começaram o debandado troca-troca de músicos nas principais bandas de rock, fora os que morriam de overdose, e as bandas que acabavam e tinha aquelas que se vendiam para as gravadoras e faziam musiquetas bem comerciais, Queem, Bee Gees etc...
Por trás vinha crescendo a Disco Music e não deu outra 77 com o filme Embalos a coisa pegou (disc), o rock pauleira ficou só para os apaixonados, ressurgindo (eu acho) após 82 acima com Judas, Iron, Mettalica, Guns etc
Pra mim coincidiu de eu ser contratado para vir trabalhar no Mato Grosso como técnico eletrônico e discotecário da Boate Koxixo de uma rede de hotel em Cuiabá (1977)
E o ritmo... Ora! Discotheque, Tina Charles, BeeGees, Barry, Vilagge People, Donna Summer, Abba etc etc...o acervo musical da casa era bom, mas o patrão me deu passagem de avião para ir a S.P comprar novos lançamentos da disc music, e eu fiquei nessa, rock por aqui era difícil , só saudades...
Quando eu sai de S.P eu tinha na minha coleção cerca de 600 long plays, afora compactos simples e duplos, que ficaram aos cuidados de um amigo irmão, Paulão da Vila Bancaria, os de novelas dei para minha namorada da época, os bee gees , elton Jonh, bread, a maioria pop romântico meu irmão pegou, um ano depois de eu estar por aqui eu pedi para meu irmão me trazer os discos das minhas coleções, Beatles, Roling,Floid, Yes, Gênesis, Purple, Sabbath, Uriah, Grand Funk, Focus, Kink Grinson,E.L.P...e tantos outros... Ele me trouce uma arca com 180 long plays (bolachões), os quais eu cuido com o maior carinho ate hoje!
Ficaram muitos para trás, mas como fez Noé na sua arca eu também salvei pelo menos um casal de cada espécie de rock dos maravilhosos anos 70 na minha arca também... Antes do dilúvio chamado, Disco Music!

Fuiiiiiiiiiii


Gil Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário