Genesis
Genesis é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Peter Gabriel, Mike Rutherford, e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. Alcançaram sucesso considerável nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
Com aproximadamente 150 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, o Genesis é considerado um dos trinta maiores artistas de todos os tempos. A banda é amplamente conhecida por duas fases musicais diferentes. Na fase inicial da carreira, suas estruturas musicais complexas, instrumentação elaborada e apresentações teatrais a tornou uma das bandas mais reverenciadas do rock progressivo na década de 1970.
Genesis Banda de Rock Progressivo surgida no final dos anos 60 que tinha em sua primeira formação Tony Banks (teclados), Peter Gabriel (vocal), Anthony Phillips (guitarra) e Mike Rutherford (baixo). Com esta formação, gravaram o primeiro disco, o “From Genesis To Revelation”, de 1969. De 1967 a 1970, houve a passagem de alguns bateristas pela banda, dentre eles Chris Stewart e John Silver.
Em 1970, no lançamento do segundo LP (Trespass), John Mayhew assumiu as baquetas, gravou o disco e logo foi substituido por Phill Collins. Outro que também saiu da banda em 1970 foi o guitarrista Anthony Phillips, sendo substituído pelo talentoso Steve Hackett, que daria assim um tom mais clássico ao Genesis. A formação lendaria do Genesis era então formada: Tony Banks, Peter Gabriel, Mike Rutherford, Steve Hackett e Phill Collins.
Com essa formação, o Genesis se consagrou com o lançamento de 4 LPs: Nursery Crime (1971), Foxtrot (1972), Selling England By The Pound (1973) e o duplo The Lamb Lies Down on Broadway (1974). Lançou também um LP ao vivo, gravado durante a turnê do disco Foxtrot, o Live (1973).
Já em 1975, o Genesis ficou sem o seu vocalista Peter Gabriel, que abandonou a Banda e seguiu carreira solo. Com a sua saida, Phill Collins assume os vocais com muita competência.
Em 1976, o grupo grava mais dois discos (“A Trick Of The Tail” e “Wind & Wuthering”). Em seguida, Steve Hackett também segue carreira solo.
Mas o Genesis continua como trio nas gravações de estúdio. Nesta época foram lançados alguns trabalhos raros, sendo um deles um compacto lançado em 1977 com 3 faixas, intitulado “Spot The Pigeon” ainda com Hackett nas guitarras.
Em 1978 lançam “And Then There Were Three”, em 1980 “Duke”, em 1981 “Abacab” e em 1983 um álbum que encerra de vez a identidade da banda, intitulado apenas de “Genesis”.
É inegavel que Peter Gabriel e Steve Hackett davam ao Genesis a musicalidade que o tornou uma das maiores bandas de rock progressivo de todos os tempos, e que a banda sem eles seguiu um caminho mais “pop” e se desligou da sua belíssima trajetória inicial, onde deixou registrados na história sensacionais peças musicais e shows teatrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário