segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Creedence Clearwater Revival

Creedence Clearwater Revival

No ano de 1959 os irmãos John (vocal e guitarra) e Tom Fogerty (guitarra) montaram a sua primeira banda ao lado de Stuart Cook (baixo) e Douglas Clifford (bateria). O grupo atendia pelo nome de Blue Velvets e até o ano de 1966 não conseguiu nenhuma repercussão. Foi quando os quatro rapazes decidiram mudar o nome da banda para The Golliwogs e conseguiram um contrato com a gravadora Fantasy, onde John trabalhava, que melhores resultados começaram a surgir. Nos três anos seguintes, alguns ‘singles’ foram lançados, fazendo grande sucesso local. Até então o conjunto tocava apenas ‘covers’ de bandas dos anos 50.


No final de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, o grupo decide começar com algo totalmente novo, tornando-se de fato profissional. A primeira mudança foi batizar a banda de Creedence Clearwater Revival, nome inspirado em um amigo de Tom chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (Clear Water Beer). John Fogerty passou a ser o mentor do CCR, como guitarrista e vocalista, e definiu um novo estilo musical para o conjunto, misturando rock e música country.

O sucesso acabou chegando com as mudanças. O primeiro e auto-intitulado álbum do Creedence, lançado em 1968, rendeu ao grupo um disco de ouro e trazia músicas que se tornaram grandes clássicos, como “Susie Q” e “I Putt a Spell on You”. Em meio ao grande sucesso das bandas inglesas da época, o Creedence foi um dos primeiros nomes americanos a conseguir um lugar no topo das paradas.


Em 1969 vieram os álbuns “Bayou Country”, “Green River” e “Willy and The Poorboys”, todos recebendo disco de platina, além de trazerem outros sucessos como “Proud Mary”, “Fortunate Song” “Down on the Corner”. Ainda nesse ano o grupo se apresentou no lendário festival de Woodstock.
No ano seguinte foi lançado o álbum mais famoso da trajetória do Creedence. “Cosmos Factory” vendeu mais de três milhões de copias e definitivamente colocou a banda como uma das maiores do planeta. Além de uma bem sucedida excursão pela Europa, o Creedence era comparado em popularidade aos Beatles. O sexto álbum, “Pendulum” também foi muito aclamado e trazia uma das músicas mais importantes da carreira da banda, “Have You Ever Seen the Rain”, alvo de inúmeras versões de diversas bandas em todo o mundo.


O ambiente interno da banda estava conturbado e o John passou a se desentender com os outros membros que estavam enciumados por serem apenas a sombra do líder do grupo. Em fevereiro de 1972 John deixa o Creedence para seguir em carreira solo. O trio remanescente ainda lançou o álbum “Mardi Gras” no mesmo ano, mas logo em seguida anunciou a sua dissolução.


Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios e portador do vírus HIV. Stu Cook e Doug Clifford montaram o Creedence Clearwater Revisited, que se apresenta até os dias de hoje, tocando os clássicos que fizeram sucesso com o Creedence original.


Creedence Clearwater Revival – Stu Cook e Doug Clifford, respectivamente, a banda conta também com Steve Gunner na guitarra e teclados, Tal Morris, guitarra e vocal e John Tristão, vocal, guitarra e gaita e promete relembrar os grandes sucessos dos álbuns do banda: Recollection, de 1995 e The Best Of Creedence Clearwater Revisited, de 2006.

A banda já viajou pela América do Norte, América do Sul, Nova Zelândia, Europa e Ásia, quebrando recordes de público com uma mistura impressionante e embalada de clássicos, do Creedence Clearwater Revival, músicas que até hoje são hits nas rádios e trilhas sonoras de filmes. Entre elas estão: “Proud Mary”, “Suzie Q”, “Bad Moon Rising” e “Have You Ever Seen the Rain?”. O Creedence Clearwater Revisited percorreu um longo caminho. “No começo, Cosmo e eu decidimos que, se pudéssemos encontrar os músicos que pudessem captar o som e recriar o que a nossa música foi no passado, nós seguiríamos em frente”, recorda Stu. E eles encontraram: o vocalista / guitarrista John Tristao, o guitarrista Tal Morris, além do multi-instrumentista Steve Gunner. Com esta nova formação, Stu e Cosmo e sua banda Creedence Clearwater Revisited adicionam um novo capítulo ao seu legado com energia vibrante e emocionante.Fonte: blog do Eduardo Gregori.


Álbuns de estúdio
Creedence Clearwater Revival (1968) (1X Platina nos EUA)
Bayou Country (1969) (2X Platina nos EUA)
Green River (1969) (3X Platina nos EUA)
Willy and the Poor Boys (1969) (2X Platina nos EUA)
Cosmo's Factory (1970) (4X Platina nos EUA)
Pendulum (1970) (1X Platina nos EUA)

Mardi Gras (1972) (Ouro nos EUA)

Um comentário: