quarta-feira, 29 de junho de 2011

Yes


Yes é um grupo britânico de rock progressivo formado originalmente por Jon Anderson (vocal), Chris Squire (baixo), Tony Kaye (teclado), Peter Banks (guitarra) e Bill Bruford (bateria) em 1968. Apesar das muitas mudanças na formação, separações ocasionais e as diversas mudanças na música popular, o grupo permanece por mais de 30 anos e ainda retém grande prestígio internacional.


Mudanças.


1970...Peter Banks foi demitido, sendo substituído por Steve Howe, ex-integrante das bandas Tomorrow, The Syndicats e The In Crowd.

Em 1971, o tecladista Tony Kaye foi demitido, vindo a formar depois sua própria banda, Badger.. Ele foi substituído por Rick Wakeman, de treinamento clássico, que havia acabado de sair do The Strawbs e era um músico de estúdio notável.

1972... Antes do lançamento de Close to the Edge, durante o auge do sucesso da banda, Bill Bruford anunciou que estava saindo da banda para se unir ao King Crimson
Ele foi substituido pelo ex-baterista da Plastic Ono Band, Alan White, um baterista de rock mais convencional e dono de um estilo contrastante com a sonoridade imaginativa e jazzistíca de Bruford..

A minha formação “clássica” =
Jon Anderson (vocal), Chris Squire (baixo), Rick Wakeman (teclado), Steve Howe (guitarra) e Alan White (bateria) apesar de adorar Bill Bruford.

1974...Wakeman foi substituído pelo suíço Patrick Moraz para gravar Relayer em 1974. A vasta diferença entre as contribuições de Moraz para o Yes entre as de Wakeman foi mais uma novidade do que um desapontamento, sendo Moraz um músico de electric-jazz, mais voltado para experimentações e improvisos.

1976... O grupo deu início a sessões para um novo disco. Os eventos nesse período têm relatos incertos, mas é fato que após negociações, Rick Wakeman voltou para a banda como músico de estúdio. A confusão vêm de Moraz estando ou não no disco, afirmando que merecia crédito por grande parte da música presente no álbum resultante. Howe inclusive afirmou que a banda “tentou remover o máximo do Patrick das canções o tanto quanto era possível”, o que dá a entender que ele de fato contribuiu para as sessões inciais. Todo o crédito dado à Moraz se resume a estar no topo da ambígua lista de agradecimento presente no encarte. Em todo caso, após ficar impressionado com o novo material Wakeman resolveu voltar como membro permanente.

Daí pra frente varias foram as mudanças, e ate o fim da banda foi acontecido...mas pra mim o que interessa, é destas datas acima!!!

Albuns




Gravado em Los Angeles no ano passado, "Fly From Here", o novo álbum de estúdio do Yes depois de 10 anos conta mais uma vez com a arte de Roger Dean para a capa e atualmente com os seguintes integrantes:
Chris Squire: baixo
Steve Howe: guitarras
Alan White: bateria
Benoît David: vocais
Geoff Downes: keyboards
Trevor Horn: produtor e co-escritor

1. Fly From Here - Overture (1:54)
2. Fly From Here Pt I - We Can Fly (6:01)
3. Fly From Here Pt II - Sad Night at the Airfield (6:42)
4. Fly From Here Pt III - Madman at the Screens (5:17)
5. Fly From Here Pt IV - Bumpy Ride (2:15)
6. Fly From Here Pt V - We Can Fly Reprise (1:49)
7. The Man You Always Wanted Me to Be (5:18)
8. Life on a Film Set (5:12)
9. Hour of Need (3:08)
10. Solitaire (3:30)
11. Into the Storm (6:54)

Solitaire é uma peça acústica de Steve Howe e a faixa pivô "Fly From Here" é baseada em uma composição das sessões de gravação do album "Drama" de 1980.
O álbum também estará disponível nos seguintes formatos:
CD; CD + DVD* Digipak; LP (FR LP 520); box set with CD, vinyl + DVD*
*DVD: making-of documentary (25 minutes); "We Can Fly" videoclip
Datas de lançamento:
22 Jun, Japan: Avalon
1 Jul, Europa: Frontiers Records
12 Jul, USA: Frontiers Records

Nenhum comentário:

Postar um comentário